Às vezes me perguntam quando uma Sprint é considerada bem sucedida. Normalmente respondo com outra pergunta: Qual é o alvo da Sprint?
Notoriamente, todos os itens de um Sprint Backlog são relevantes. Porém, nem sempre todos estes são vitais para o dado momento do projeto – neste caso, é possível viver mais um timebox sem eles. Ter esta percepção te ajuda a descobrir o quando uma Sprint foi bem sucedida.
Scrum é viciado em ROI. Sendo assim, o sucesso da Sprint está intimamente ligado ao ROI do cliente. Se o que o time conseguiu produzir e entregar com total qualidade ao final da Sprint é exatamente o que o cliente precisava para começar (ou continuar) a ter lucro com seu negócio, ótimo, a Sprint foi bem sucedida!
Agora, se ao final da Sprint o cliente não tem nada de relevante e que trague algum valor ao seu negócio, a Sprint foi um fracasso. Talvez, não um fracasso total; mas ainda assim, um fracasso.
Quer sucesso na sua Sprint? Dê lucro ao seu cliente… É o que ele mais gosta…
Até a próxima!