Reciclagem, uma missão para o Scrum Master

Uma tendência natural do ser humano é aos poucos ir deixando de lado os detalhes. Isso acontece em quase tudo na nossa vida. Basta você parar para pensar um pouquinho e vai ver que já fez isso inumeras vezes – no seu trabalho, nos seus estudos, na sua vida familiar. Todas as vezes que você se sente muito confortável e sabedor de algo, acaba se esquecendo de algum detalhe. E são nesses momentos que você comete os erros mais banais da sua vida.

Todos já fomos somos vítimas desse mal. Mas todos temos também a solução ao nosso alcance…

Reciclagem!!!

Todo processo e todo conhecimento precisa de reciclagem periódica. Só assim conseguimos nos manter atentos aos detalhes.

Tudo bem, mas o que isso tem a ver com o Scrum Master?

O Scrum Master deve ser o guardião dos valores e das práticas do Scrum na equipe. É dele a responsabilidade de disseminar esses valores e práticas e promover a sua reciclagem de tempos em tempos, tanto para o Time quando para o Product Owner. Isso mantém o Scrum não apenas vivo, mas evoluído na equipe.

Com isso, a toda equipe [e os projetos] só tem a ganhar. Porque nem o Time, nem o Product Owner, nem o próprio Scrum Master, se esquecerão de coisas que parecem apenas meros detalhes – mas que fazem a diferença quando observadas [e/ou aplicadas] adequadamente.

Por isso, Scrum Master, fica a você a perguntas: O que você tem feito para promover a reciclagem da sua equipe?

Afinal, ser Scrum Master é ser facilitador…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>