Quando uma Sprint é bem sucedida?

Às vezes me perguntam quando uma Sprint é considerada bem sucedida. Normalmente respondo com outra pergunta: Qual é o alvo da Sprint?

Notoriamente, todos os itens de um Sprint Backlog são relevantes. Porém, nem sempre todos estes são vitais para o dado momento do projeto – neste caso, é possível viver mais um timebox sem eles. Ter esta percepção te ajuda a descobrir o quando uma Sprint foi bem sucedida.

Scrum é viciado em ROI. Sendo assim, o sucesso da Sprint está intimamente ligado ao ROI do cliente. Se o que o time conseguiu produzir e entregar com total qualidade ao final da Sprint é exatamente o que o cliente precisava para começar (ou continuar) a ter lucro com seu negócio, ótimo, a Sprint foi bem sucedida!

Agora, se ao final da Sprint o cliente não tem nada de relevante e que trague algum valor ao seu negócio, a Sprint foi um fracasso. Talvez, não um fracasso total; mas ainda assim, um fracasso.

Quer sucesso na sua Sprint? Dê lucro ao seu cliente… É o que ele mais gosta…

Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>